A racionalidade do fenômeno aleatório





Aprender, dia após dia, não é tarefa simples. Parte-se da premissa de que para aprender o indivíduo deve estar, sobretudo, aberto à aprendizagem. E, pense bem, aprender é tarefa nada fácil: exige respeito à informação alheia, paciência tartaruguística para ouvir e, nos casos em que processo social já nos calcificou alguns pontos de vista, também a maturidade para lidar com o bendito orgulho.

(…)

Muito embora eu seja (no bom sentido da expressão) bastante crítico, o boníssimo sistema de ensino pelo qual passei tinha um forte defeito: era engessante, de modo que pensar fora do quadrado, para mim, sempre foi difícil. Desprender-me foi como um parto, realmente consegui, mas ao longo de boa parte da experiência nesse mundinho eu pensei, veja só, que inteligente era o indivíduo repleto de habilidades linguística e matemática e que a aleatoriedade não apresentava padrões. Tudo corretice, caretice. Ou não.

Com um colega de trabalho, ou melhor, amigo em potencial, hoje reafirmei o que já estava claro: ser inteligente envolve quocientes emocionais, aquelas variáveis que certamente vão além do bem-entender matemática & línguas. Confesso, entretanto, que continuo refletindo sobre a hipótese defendida por ele de que é possível, por meio da análise racional de um fenômeno aleatório, criar certa ordem a partir do caos.

Eu explico.

A Teoria do Caos afirma que mesmo um sistema determinado por leis robustas pode apresentar grande sensibilidade a erros e, assim, acontecer ao acaso, de forma aleatória. Por outro lado, a mesma fundamentação diz que o comportamento casual (aleatório) de um sistema pode também ser governado por leis, fato que possibilita, inclusive, uma análise profunda levando-se em conta uma margem estatística de erros previsíveis. (…) É como se pudéssemos, por exemplo, estabelecer certos modelos matemáticos para acertar um joguinho (ou aumentar significativamente as chances) e enriquecer num sorteio da LotoMania, exatamente a proposta desse amigo.

Acho que o problema da universalidade de tal hipótese está, dentre outras, no amor.

Sob meu ponto de vista, o amor acontece por meio de um processo plenamente aleatório. A palavra aleatoriedade, inclusive, é comumente utilizada para expressar uma quebra de ordem estabelecida, fenômeno comum aos coraçõezinhos de quem ama. O amor é caótico e, diz minha opinião, não há leis que possam explicá-lo ao ponto de ser possível construir certos modelos racionais de previsibilidade. Também porque a não-aleatoriedade do amor, pense bem, tornaria possível a previsão de milhares de comportamentos e eventos futuros tais como a definição das características sociodemográficas da mulher amada, a identificação de tendências do indivíduo à separação ou ainda à opção pelo casamento em curto prazo. (…) Aleatório demais, imprevisível demais.

O amor, O aleatório, acontece ao acaso. Acontece quando a espinha gela, quando o desejo é de estar perto, caminhar no bosque ou simplesmente conversar durante horas e horas. O amor não se explica. Acontece quando a palavra não vem, mas está lá. Acontece quando, independente do modelo, não há dúvidas de que será eterno (…) na alegria, na tristeza, na saúde e na doença, até que a morte — essa danada! — separe os pombinhos.

(…)

Aprender não é tarefa simples: exige respeito à informação alheia, paciência tartaruguística para ouvir e às vezes maturidade para lidar com o bendito orgulho.

Sobre o amor, como se vê, pouco aprendi. Mas vou procurar, eu vou até o fim.

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